Gordura na barriga, quais são as causas?

A gordura da barriga é um problema, e não apenas por causa de sua aparência. O tipo de gordura que se acumula em sua barriga é chamado de gordura visceral. Ele envolve seus órgãos e aumenta o risco de doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer. Para descobrir se você tem excesso de gordura nessa área, coloque uma fita métrica em volta da cintura, na altura do umbigo. Mais de 35 polegadas nas mulheres e 40 polegadas nos homens é demais. Aqui estão algumas razões pelas quais a gordura da barriga se forma e como perdê-la.

Mais no meio
Mais no meio

Você está comendo muito

Se você ingerir mais calorias do que queima, ganhará quilos em todos os lugares – inclusive no meio. Você precisa cortar cerca de 500 calorias por dia para perder meio quilo. Isso pode parecer muito, mas primeiro corte os alimentos mais calóricos de sua dieta. Cookies, batatas fritas, refrigerantes e suco acumulam muitas calorias em alguns goles ou mordidas. Substitua-os primeiro por alimentos de baixo teor calórico e ricos em nutrientes, como brócolis, maçã, arroz integral e sopas de caldo.

Você está comendo muito
Você está comendo muito

Você teve mais alguns aniversários

A idade pode trazer sabedoria, mas não é gentil com sua linha média. A cada ano que passa, sua massa muscular diminui e seu metabolismo fica mais lento, então você não queima tantas calorias como antes. Isso significa que você pode comer a mesma quantidade e ainda assim ver o número subir na escala. O peso adquirido pela idade tende a se acumular em torno do meio. Para evitar ganhos indesejados, reduza as calorias ou adicione mais exercícios de fortalecimento muscular.

Você teve mais alguns aniversários
Você teve mais alguns aniversários

Culpe Seus Genes

Se você se alimenta bem e se exercita, e os quilos teimosos ainda não vão, seus genes podem ser os culpados. Outra pista é se outros membros da família lutam com seu peso. Os genes controlam como seu corpo queima calorias, com que rapidez você se sente cheio e se você ganha peso nas coxas, nádegas ou barriga. Mesmo que a gordura da barriga esteja na sua família, você pode superar seus genes com a dieta certa e exercícios suficientes.

Culpe Seus Genes
Culpe Seus Genes

Você começou ‘a mudança’

Nas mulheres, a combinação de envelhecimento e perda de estrogênio na menopausa contribui para o ganho de peso. Genes, perda de massa muscular e alimentação excessiva também contribuem para o aumento de peso entre 40 e 50 anos. Os quilos extras que poderiam ter se instalado em seus quadris no início da vida agora se aglomeram no meio, também graças às mudanças hormonais. Essa mudança de peso faz mais do que deixar suas calças mais apertadas. Também pode aumentar o risco de doenças cardíacas.

Você começou 'a mudança'
Você começou ‘a mudança’

Você não se move o suficiente

Os americanos passam mais de 10 horas por dia sentados. Embora a dieta desempenhe um papel importante no ganho de peso, a falta de movimento também contribui. Para evitar ganhar quilos extras na barriga e em outras partes do corpo, faça pelo menos 150 minutos de exercício aeróbico de intensidade moderada ou 75 minutos de exercício aeróbico de alta intensidade por semana.

Você não se move o suficiente
Você não se move o suficiente

Dificuldade para dormir

Pouco sono pode ser parte do motivo pelo qual você ganhou peso. Seu corpo produz hormônios que fazem você se sentir satisfeito. A falta de sono pode torná-los menos eficazes. É por isso que, quando você está privado de sono, pode comer demais e ganhar peso, especialmente na barriga. Quando você não dorme o suficiente, também pode desejar mais alimentos reconfortantes de alto teor calórico.

Dificilmente Dormir
Dificuldade para dormir

Você está estressado comendo

Muito estresse não é bom para seu estado mental ou seu peso. O estresse desencadeia a liberação de cortisol, um hormônio que faz você ansiar por alimentos ricos em gordura e carboidratos, como pizza, batatas fritas e biscoitos. O cortisol também deposita gordura ao redor da barriga. Outra maneira pela qual o estresse leva ao ganho de peso é mantê-lo acordado à noite. Pessoas que dormem menos horas tendem a ter mais gordura abdominal.

Você está estressado comendo
Você está estressado comendo

Você não abandonou o hábito

Algumas pessoas que fumam têm medo de parar porque temem ganhar peso. Mas, embora os fumantes tenham um índice de massa corporal menor do que os não fumantes, suas barrigas são maiores. Os fumantes ganham mais gordura visceral, o tipo que está relacionado a doenças cardíacas e outras condições crônicas de saúde, do que os não fumantes. Então, caso você precisasse de outro motivo para parar, agora você tem um.

Você não abandonou o hábito
Você não abandonou o hábito

Você come muitas gorduras trans

Essas gorduras artificiais aumentam o colesterol ruim (LDL) e aumentam o risco de doenças cardíacas e diabetes tipo 2. Alimentos cozidos em gorduras trans são ricos em gordura e calorias e podem causar ganho de peso. Os órgãos de saúde proibiram a adição de gorduras trans nos alimentos, mas alguns produtos feitos antes da proibição ainda podem estar nas prateleiras das lojas. Leia os rótulos dos alimentos. Se a lista de ingredientes incluir óleo vegetal parcialmente hidrogenado, esse alimento contém gordura trans. Tente escolher um item diferente.

Você come muitas gorduras trans
Você come muitas gorduras trans

Suas bactérias intestinais não são úteis

Seus intestinos são o lar de trilhões de bactérias. Alguns desses germes vivem em harmonia com você e ajudam seu corpo a digerir os alimentos. Outros quebram tanto os alimentos que seu corpo absorve mais calorias e armazena mais energia na forma de gordura. Há evidências de que os probióticos, encontrados em alimentos fermentados como kimchi e iogurte, podem eliminar a gordura da barriga. Essas bactérias amigáveis não substituirão o corte de calorias, mas podem ajudar.

Suas bactérias intestinais não são úteis
Suas bactérias intestinais não são úteis

É o seu remédio

A resposta para o ganho de peso pode estar escondida dentro do armário de remédios. Certos medicamentos são conhecidos por causar ganho de peso. Isso inclui alguns medicamentos para diabetes, alguns antidepressivos, esteróides e medicamentos para epilepsia. Alguns medicamentos adicionam gordura diretamente na região da barriga, incluindo betabloqueadores, que tratam a hipertensão.

É o seu remédio
É o seu remédio

Fonte: WebMD

Você também vai se interessar